ARGUMENTAÇÃO DE VENDAS E MARKETING PESSOAL
ARGUMENTAÇÃO DE VENDAS E MARKETING PESSOAL
Algumas empresas estando no mercado a muitos anos e com diversas unidades espalhadas pelo Brasil, possuem um mailing vasto de clientes e a confiança dos mesmos. Mas, a longevidade no mercado não é garantia absoluta de sucesso contínuo. As empresas devem continuar se adaptando, inovando e acompanhando as mudanças para se manterem relevantes e competitivas ao longo do tempo. Diante desse contexto desafiador, surgem as necessidades de compreender e aplicar conceitos de vendas e marketing de forma estratégica, a fim de garantir o crescimento das organizações.
“Lembre-se sempre de que a venda é muito mais do que oferecer um produto ou serviço. É sobre entender as necessidades do cliente, criar valor e construir relacionamentos duradouros. A verdadeira venda acontece quando ambas as partes saem ganhando, quando o cliente sente que obteve algo valioso e o vendedor se orgulha de ter entregue o melhor resultado possível.” [Ronaldo Martins & José Augusto Wanderley, livro "Negociação e Venda: Técnicas e Estratégias para Vencer e Fidelizar Clientes]
Assim sendo, no momento de iniciar o plano de venda são necessários alguns cuidados e executar o seguinte plano de ação.
- 1) CONHECER O PÚBLICO-ALVO: É necessário um estudo aprofundado da região sobre o perfil demográfico, interesses e necessidades dos clientes;
- 2) CONTRATAR EQUIPE LOCAL: Para que não haja falhas na forma de se comunicar, que a venda não seja agressiva ou muito fraca e fazendo com o que o marketing pessoal seja exímio;
- 3) PRESENÇA OFFLINE: Distribuição de folders pela cidade no modo porta-a-porta e também nas recepções dos estabelecimentos;
- 4) PRESENÇA ONLINE: Estar ativo nas redes sociais e possuir uma presença digital, tornar o negócio mais atual com um website atrativo e responsivo, otimizado para dispositivos móveis, Facebook e Instagram com conteúdo relevante e informativo, assim como um blog com vídeos e podcasts;
- 5) PARCERIAS LOCAIS: Criar parcerias com empresas locais, influenciadores ou personalidades para ajudar a aumentar a visibilidade e conquistar a confiança dos clientes;
- 6) PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS LOCAIS: Estar presente em feiras, exposições e eventos que ocorrem na cidade para demonstrar o serviço e criar relacionamentos pessoais;
- 7) MARKETING BOCA A BOCA: O poder do boca a boca é muito forte. Por isso, oferecer um excelente atendimento ao cliente através do marketing pessoal, superar as expectativas e oferecer um serviço de qualidade para que eles falem bem da empresa para amigos, familiares e vizinhos.
Autora: Thamara Rodriguez | SEO: Evidência Comunicação – Você na Frente