Liderança e Motivação de Equipes
Liderança e Motivação de Equipes
Porque suas metas não estão sendo alcançadas? É importante compreender o porquê disso e também o motivo da equipe não estar contribuindo para tal, assim como exigir que eles não sejam vendedores “tirador de pedidos” e sim pessoas técnicas, que entendam do produto em absolutamente todos os pontos, compreender a dor de quem compra e porque devem obter daquele produto ou serviço.
Assim como afirma KOTLER, P., “As organizações precisam de criatividade para encontrar parceiros que possam complementar suas forças e compensar suas fraquezas”, após esses pontos básicos citados anteriormente, é importante recrutar uma agência de marketing, ou criar uma equipe interna pra expor ainda mais sua marca para que a mesma se torne vista no mercado e suas metas não fiquem 100% concentradas no setor comercial. Um setor de vendas adquire um gás diferenciado quando criativos entram no circuito, abaixo, insiro algumas ferramentas primordiais úteis e atuais para que as companhias analisem seu conhecimento para recrutar esses profissionais de marketing:
- Redes Sociais – Ex: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, LinkedIn;
- Google – Ex: Google ADS, Google meu Negócio;
- Sites – Ex: Com domínios no Registro.br e afins;
- Blogs + Influencers;
- Cadastros em Market Place – Ex: Kabum, Americanas, Dafiti, Shopee, Magalu, Mercado Livre, Amazon, Tricae, dentre outros. Não podendo esquecer dos outros meios de relacionamento básicos para trabalhar em conjunto com o projeto digital, sendo eles:
- Disparos de e-mail marketing;
- Envio de Mala Direta para os clientes já impactados em algum momento com a marca;
- Outdoor após o estudo econômico da região;
- Patrocinar Eventos onde o público alvo esteja presente;
- Cupons de Desconto;
Com todos os exemplos básicos dentro da infinidade de ações que podem ser feitas, conseguir entregar a melhor experiencia de compra é um diferencial em um mercado onde os serviços são cada vez mais similares. Não cito apenas o marketing externo, aquele que os clientes veem. Temos que trabalhar o endomarketing com ações de incentivo com o intuito de desenvolver um bom ambiente de trabalho para todos os envolvidos no projeto, pois, já dizia KOTLER, P., "O mais importante ingrediente na fórmula do sucesso é saber como lidar com as pessoas." Além de ser excelente para o departamento comercial, juntar a equipe com o marketing, eles irão adquirir um conhecimento exímio em busca do alcance dos objetivos e destrinchar as lacunas existentes.
Abaixo, insiro algumas ferramentas úteis e atuais para as empresas aplicarem entre os funcionários:
- Ações para a melhoria de comunicação interna;
- Cursos de Capacitações;
- Ações de Interações entre a equipe;
- Campanhas de Satisfação;
- Tornar o ambiente agradável;
- Cultura Inovadora;
- Programas de Bem-estar;
- Reuniões descontraídas;
- Feedbacks Construtivos;
- Intercalar ações que proporcionem o lazer com a família ao fim de semana.
Contudo, trabalhar de uma forma onde envolve pessoas, pode fazer com o que seja adquirida uma visão diferenciada ao que todos estão acostumados ou aprenderam até o momento em que aceitou exercer o seu devido cargo. Afinal, quando tratamos de um contexto de mudança, as pessoas envolvidas no processo em um todo é o que reflete o sucesso ou o fracasso da ação pretendida. Concentrar as tarefas em uma única pessoa, pode causar a síndrome de Burnout e em muitos casos até perder o que foi adquirido até o presente momento. Não podemos dar o que não temos. E não ter o conhecimento suficiente para exercer pode causar frustração, porém, com uma equipe de marketing envolvida e trabalhando diariamente com as inovações do seu setor de atuação, ele vai conseguir alcançar seus objetivos com grande êxito.
Autora: Thamara Rodriguez | SEO: Evidência Comunicação – Você na Frente