Análise de Resultados em Ambientes Digitais
Análise de Resultados em Ambientes Digitais
As tecnologias digitais estão em crescimento de maneira atípica nesta última década. Hoje, para convencermos as pessoas a consumirem as marcas e produtos elas precisam estar ativas no mundo virtual. Ter um Site, Facebook, LinkedIn e Instagram já é algo básico para o mundo digital, mas esses meios mencionados não conseguem caminhar sozinhos sem outras estratégias vinculadas para que não exista a frustração. As aplicações das técnicas “SEO” (Search Engine Optimization), por exemplo, são possíveis aumentar o tráfego orgânico do seu site, atrair mais leads e clientes, gerar mais conversões e vendas nos resultados orgânicos dentro do Google.
“SEM (Search Engine marketing), ou marketing de busca, é o processo que usa os
sites de busca na web para promover um determinado website, aumentar seu tráfego
e/ou fidelidade, e principalmente, o retorno sobre o investimento. SEM envolve
todas as ações internas (on-page) e externas (off-page) ao site com esse objetivo.
A parte do SEM que se refira às técnicas de otimização internas ao site recebe o
nome de SEO (Search Engine Optimization). Assim, o SEM engloba técnicas que se
estendem de ações de relações públicas e links patrocinados ao processo de SEO de
otimização de on-page (GABRIEL, 2010, p. 349 -350).”
Porém, vale frisar que esse projeto não é imediato, e sim de médio a longo prazo, pois a otimização do mecanismo de busca envolve questões técnicas das ferramentas do Google, utilização de tags, metadados, criação de sitemaps para facilitar a identificação e indexação das páginas pelos mecanismos de busca.
Assim sendo, com base nas constantes evoluções da tecnologia, foram desenvolvidas inúmeras formas de divulgação mais rápidas, e no meio virtual elas serão super efetivas se todos os setores souberem desenvolver um bom trabalho e em conjunto. Abaixo, insiro algumas ferramentas úteis e atuais para engajar ainda mais os negócios:
- Redes Sociais – Ex: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, LinkedIn;
- Google – Ex: Google ADS, Google meu Negócio
- Sites – Ex: Com domínio, registro, com a criação de URLs amigáveis, a otimização da velocidade de carregamento das páginas e a criação de um design responsivo.
- Blogs e conteúdos textuais publicitários com a aplicação das técnicas SEO (Search Engine Optimization), sendo palavras-chave relevantes e bem posicionadas – Ex: Tutoriais, notícias, reviews, entrevistas, conteúdos sazonais, dentre outros.
- Parcerias com Influencers;
- Cadastros em Market Place – Ex: Kabum, Americanas, Dafiti, Shopee, Magalu, Mercado Livre, Amazon, Tricae, dentre outros. Não podendo esquecer dos outros meios de relacionamento básicos para trabalhar em conjunto com o projeto digital, sendo eles:
- Disparos de e-mail marketing;
- Envio de Mala Direta para os clientes já impactados em algum momento com a marca;
- Outdoor após o estudo econômico da região;
- Patrocinar Eventos onde o público alvo esteja presente;
- Cupons de Desconto para fidelização.
Com todos os exemplos básicos dentro da infinidade de ações que podem ser feitas, conseguir entregar a melhor experiencia de compra é um diferencial em um mercado onde os serviços são cada vez mais similares e enquanto a técnica “SEO” (Search Engine Optimization) vai trabalhando no seu tempo, é possível ir engajando e aumentando a credibilidade da marca dessas formas.
Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e riscos/ameaças devem ser criadas e alteradas quantas vezes forem necessárias para que todos os projetos sejam concluídos com êxito.
Autora: Thamara Rodriguez | SEO: Evidência Comunicação – Você na Frente