Omnichannel
O Omnichannel se encontra em crescimento de maneira atípica nestes últimos anos, afinal, sabemos que o mundo do marketing é o setor mais veloz de mudanças no mercado e ano após ano estamos entrando novas eras.
Omnichannel veio pra trilhar uma linha única dentre as grandes empresas que por conta de seu acelerado crescimento, os consumidores ficaram mais exigentes e necessitam de tudo pra ontem e de forma totalmente integrada, sendo elas através de: Redes sociais, compra mobile, website/ e-commerce, call center, tabloides, e-mail e loja física, pois, a experiência do usuário não acontece em apenas um canal mas em vários simultaneamente e oferecer uma resolução fácil entre os citados é preencher lacunas entre o mundo físico e virtual.
Segundo EDELMAN & SINGER (2015), ao iniciar um processo de compra, seja ela física ou online, o cliente atual - cada vez mais atento e exigente - sabe o que quer, tem informações prévias sobre o produto, noções de preços e deseja um atendimento eficiente. Caso contrário, ele não pensará duas vezes antes de buscar um concorrente. A multiplicidade dos pontos de contato impactou diretamente no comportamento de compras do consumidor, que passou a ser formado por jornadas de compras e não mais pelo tradicional funil.
Acreditando nesta citação, trago a forma que Frederico Trajano do Magazine Luiza modificou os projetos digitais tradicionais para o Omnichannel com cinco principais pilares, sendo eles: Inclusão Digital, Digitalizar a Loja Física, Multicanalidade, A Plataforma ser um Market Place e Cultura. O mesmo diz que toda a história gira em torno de adaptação, que eles não têm medo de mudança de errar e inovar. Sua cultura organizacional atua com times pequenos e totalmente estratégicos focados em tecnologia. Trajano comenta também que a integração dos canais diminui os custos de entrega, altos impostos e juros através de parcerias trabalhadas com muita disciplina, consistência e calor humano.
Com todos os exemplos básicos dentro da infinidade de ações que podem ser feitas, conseguir entregar a melhor experiência de compra não é mais um diferencial, e sim uma obrigatoriedade, o Omnichannel é a melhor estratégia para todos os canais trabalharem de forma unificada e assertiva.
- Autora: Thamara Rodriguez | SEO: Evidência Comunicação – Você na Frente