Pesquisa de Mercado
O que está acontecendo em seu setor de mercado?
Quem é a sua persona? Você sabe o que seus concorrentes estão fazendo melhor
que você? São os preços ofertados? Atendimento? Tempo de entrega? São essas e
inúmeras respostas que uma pesquisa mercadológica pode trazer pra você!
Muitas
organizações usam pesquisa de mercado para estudar o comportamento do
consumidor por diferentes motivos. Organizações como empresas de bens e
serviços de consumo, agências de publicidade e empresas de pesquisa de
marketing realizam pesquisas para tomar decisões sobre o marketing de um
produto ou serviço específico.
Mas é
importante destacar que muitos consideram pesquisa de marketing sinônimo de
pesquisa de mercado, enquanto outros as consideram conceitos diferentes. A
pesquisa de mercado lida especificamente com a coleta de informações sobre o
tamanho e as tendências de um mercado. A pesquisa de marketing abrange uma
ampla gama de atividades. Embora possa envolver pesquisa de mercado, a pesquisa
de marketing é um processo sistemático mais geral que pode ser aplicado a uma
variedade de problemas de marketing.
Segundo o
Sebrae (2013), os elementos ou estruturas da pesquisa de mercado compreendem
nove passos, ou seja:
Figura 1 - Estrutura ou elementos de uma pesquisa de mercado
Fonte: Sebrae (2013, p. 15).
As aplicações
para pesquisa de mercado cresceram ao longo dos anos, e cada vez mais
pesquisadores de mercado usam modelagem para melhorar a relevância de seus
dados. As aplicações mais comuns para pesquisa de mercado são avaliar a
satisfação e a lealdade do cliente, medir a eficácia das promoções, mostrar o
tamanho do mercado e as ações dos fornecedores, medir o uso e as atitudes
produtos, determinar estratégias de preços e influência da marca ideais e
determinar estratégias de segmentação eficazes.
Existem
diferenças básicas onde a pesquisa de mercado é usada para coletar informações
sobre o mercado, como necessidades, preferências, interesses, tendências,
tendências de mercado, moda, e assim por diante. Enquanto isso, a pesquisa de
marketing é o estudo científico e objetivo de todo o processo de marketing que
envolve coleta, análise, comunicação e utilização de informações, de modo a
ajudar a gerência no processo de tomada de decisão e também na resolução de
problemas de marketing.
Converse
conosco sobre os tipos de pesquisa de mercado existentes no mercado e de que
forma podemos ajudar você em tal.
Autora:
Thamara Rodriguez | SEO: Evidência Comunicação – Você na Frente